Lançada nos EUA edição revisada do livro de maior sucesso do Dr. John Lee

Antes de morrer, em 2003, o renomado médico norte-americano John Lee concluiu uma revisão do seu livro de maior sucesso, What your doctor may NOT tell you about menopause, ainda inédito no Brasil. O lançamento da nova edição, que foi também ampliada e atualizada, ocorreu em setembro/2004 (
Warner Books, 2004 - 530 páginas, ISBN 0-446-61495-5). Veja a seguir alguns tópicos importantes que observamos na nova edição do livro.



Possíveis efeitos colaterais na reposição de progesterona natural


Na página 364, o Dr. Lee diz que costumava afirmar que não eram conhecidos efeitos colaterais indesejáveis pelo uso da progesterona natural em doses fisiológicas, ou seja em torno de 20 mg ao dia. Mas, depois de praticamente uma década após ter escrito a versão original do livro, ele descobriu que nem todas as usuárias do creme transdérmico tomavam o cuidado de seguir a dose recomendada, e que a utilização em excesso pode apresentar os seguintes sintomas:

* Letargia/sonolência - Provavelmente um efeito da alopregnanolona (um subproduto da progesterona) no cérebro.

* Edema (retenção de líquidos) - Provavelmente causada pelo excesso de conversão em deoxicortisona, um mineralocorticóide produzido pelas supra-renais e que causa retenção de líquidos.

* Cândida - Bactéria presente em infecção por fungos. Um excesso de progesterona pode inibir a ação anti-cândida dos neutrófilos (células de defesa presentes no sangue).

* Inchaço abdominal - Um excesso de progesterona desacelera o transporte gastroinstestinal e, na presença de um tipo errado de flora intestinal (como a cândida), isso pode acarretar um inchaço abdominal e gases. (Durante a gravidez, os altos níveis de progesterona desaceleram o transporte dos alimentos através do trato gastrointestinal, a fim de otimizar a absorção de nutrientes).

* Redução da libido - O excesso de progesterona bloqueia uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que normalmente causa a conversão de testosterona em DHT. A testosterona é benéfica para a libido, tanto do homem quanto da mulher. Progesterona em excesso também pode diminuir a libido porque ela satura e dessensibiliza os receptores de progesterona, da mesma forma que um excesso de luminosidade no olho humano reduz sua sensibilidade à luz.

* Depressão leve - A progesterona em excesso dessensibiliza os receptores de estrogênio, e a resposta do cérebro aos estrógenos é necessária para a produção de serotonina.

* Sintomas de deficiência estrogênica - Um excesso de progesterona dessensibiliza os receptores de estrogênio, tornando os tecidos menos sensíveis a este hormônio. Como a preparação dos receptores de progesterona depende da ação dos receptores de estrogênio, um excesso de progesterona na ausência de estrogênio pode causar muitos problemas. Isso é especialmente verdadeiro em mulheres com baixo nível de estradiol e que utilizam altas doses de progesterona.


Doses menores para a menopausa


Na página 368, o autor diz "No caso da mulher na menopausa (que não está preparando seu útero para a gravidez), tenho constatado que 10 a 12 miligramas de progesterona ao dia, durante 24 a 25 dias do mês, funciona bem. Isso corresponde à metade de um quarto (¼) de uma colher rasa de chá de creme. Um frasco ou uma bisnaga com cerca de 50 gramas deve durar facilmente pelo menos 3 meses."

Isso faz sentido, pois a produção de estrogênio na mulher menopausada fica reduzida mais ou menos à metade do que produzia quando ainda menstruava (agora computadando-se a produção de estrona). Logo, o "contraponto" exigido de progesterona pode ser também reduzido à metade da produção fisiológica da mulher que ainda ovula (de 20 a 24 mg por dia), dependendo da necessidade real de cada mulher.


Outros tópicos que foram revisados ou acrescentados:

* Informações sobre os androgênios (hormônios tipicamente masculinos), como DHEA, testosterona e androstenediona (Capítulo 9).

* O equilíbrio hormonal em relação às glândulas supra-renais e tireóide (Capítulo 12). Este capítulo inclui uma entrevista com o renomado bioquímico David Zava sobre como os níveis de cortisol afetam a função da tireóide, o equilíbrio hormonal e o envelhecimento.

* O que seu médico talvez não saiba sobre medida de densidade óssea, um tópico que foi incluído no Capítulo 13 - Equilíbrio Hormonal, Nutrição e Osteoporose.

* A mulher e as doenças cardiovasculares (Capítulo 14):
   - O estrogênio e as doenças cardíacas
   - A progesterona e
as doenças cardíacas
   - Só a metade das mortes por ataque cardíaco em mulheres é causada por artérias bloqueadas
   - A insulina e
as doenças cardíacas
   - O que é colesterol?
   - A hipertensão
   - Excesso de ferro
   - A homocisteína
   - A proteína c-reativa (PCR)
   - Nutrição e estilo de vida
   - E a aspirina?
   - Os derrames e o equilíbrio hormonal
  
* O tamoxifen e os inibidores de aromatase (Cap. 15)

* Como sair da TRH convencional e passar a usar hormônios naturais (Cap. 16):
   - Perguntas & Respostas sobre a Terapia de Reposição com Hormônios Naturais

* Capítulo 21 - A melhor nutrição para ter hormônios saudáveis:
   - Os carboidratos refinados
   - O excesso de calorias e não apenas excesso de gorduras
   - As boas e as más gorduras
   - O vegetarianismo oferece proteção?
   - Opte por carnes e ovos de animais não confinados
   - Produtos lácteos são bons para você?
   - Os minerais


Essa edição atualizada do livro que tornou o Dr. John Lee conhecido e respeitado mundialmente contém diversas outras revisões e acréscimos. A tiragem inicial dessa edição foi de 1 milhão de exemplares.